domingo, 30 de setembro de 2007

Pão-de-ló de limão

Consegui esta receita num site vegetariano. No entanto, este bolo feito por mim nunca ficou parecido com um Pão-de-ló... Já o fiz várias vezes e nunca consegui. Mas fica saboroso na mesma.

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha maizena
2 colheres (de chá) de femento
1 chávena de açúcar
1 chávena de iogurte natural
1 chávena de leite
1/4 de chávena de óleo
1 limão

Preparação:
Juntar a farinha de trigo, a farinha maizena, o açúcar e o fermento numa tigela.
Noutro recipiente, juntar o leite, o óleo, o iogurte, o sumo e a raspa do limão.
De seguida, juntar os dois preparados num só e mexer muito bem, para ficar homogéneo.
Deitar numa forma untada e levar ao forno durante 25 minutos aproximadamente.

Bolo de chocolate com calda


Um bolo muito simples de fazer, e que faz muito boa figura numa mesa de festa (de aniversário, por exemplo).

Ingredientes da massa:
1 copo de leite (à temperatua ambiente)
2 copos de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de fermento
3 colheres (de sopa) de chocolate em pó
1 copo de açúcar
3 colheres (de sopa) de margarina derretida

Ingredientes da calda:
1,5 copo de água
1,5 copo de açúcar
4 colheres (de sopa) de chocolate em pó


Preparação:
Massa - Juntar o açúcar, a margarina, o chocolate, a farinha e o fermento e misturar. Acrescentar o leite e a margarina e mexer muito bem para ficar uma massa uniforme.
Deitar numa forma untada com margarina.

Calda - Num tacho, juntar todos os ingredientes e levar ao lume. Após começar a ferver, mexer lentamente e aguardar 3 a 5 minutos.
Deitar na forma por cima da massa e levar ao forno (180ºC).

Desenformar ainda morno, num prato grande e de preferência com fundo, porque a calda vai escorrer pelo centro e pelos lados do bolo.

Bacalhau "à Sofia" (vulgo à Brás)

Utilizo aqui a receita do Bacalhau à Brás.
Neste tipo de cozinhados, não costumo usar medidas. Confio no meu instinto e não me tenho saído mal... Por isso, deixo aqui valores meramente indicativos, para uma refeição de 2 adultos e 2 crianças.

Ingredientes:
600gr de bacalhau desfiado, demolhado
3/4 de um pacote grande de batata palha
cebolas, alhos, louro em pó e azeite q.b.
Molho Bechamel (pode ser de compra ou feito na hora)
1 pacote de natas (200ml)
Espinafres congelados em porções (opcional)

Preparação:
Se optar por fazer o seu próprio Bechamel, comece por aqui e deixe de lado.
Num tacho, refogar a cebola, os alhos, o louro e o azeite. Quando começar a alourar, juntar o bacalhau. Deixar fritar bem.
Juntar a batata palha e misturar tudo, de forma a ficar homogéneo.
Juntar o Bechamel e as natas, na quantidade que achar por conveniente para ficar "no ponto" (nem muito pastoso nem muito seco).

Costumo colocar espinafres congelados, uma vez que por vezes o bechamel e as natas podem, no caso de nos descuidarmos com as quantidades, tornar a refeição um pouco enjoativa. Neste caso, os espinafres devem ser acrescentados ainda congelados na altura do bacalhau.

Mousse de Manga

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas (200ml) ou 4 iogurtes naturais (sem açúcar)
1 lata de polpa de manga (850gr)
4 folhas de gelatina branca

Preparação:
Dissolver a gelatina em 2dl deágua quente e reservar até arrefecer.
Deitar as natas (ou iogurtes) numa tigela e bater ligeiramente até obter uma mistura homogénea. Acrescentar o leite condensado e mexer de novo muito bem. De seguida juntar a polpa de manga e misturar bem.
Finalmente juntar a gelatina e levar ao frigorífico para ganhar consistência.

Servir bem fresco!

Bolo Original

Chamei-lhe assim porque foi durante uns 3 anos o único bolo sem ovos que eu sabia fazer. É muito saboroso e permite fazer algumas variações à receita original, como por exemplo substituir o mel por outro doce (já experimentei com geleia, doce de ameixa e de ginja).

Ingredientes:

300gr de açúcar

400gr de farinha de trigo

3 colheres (de sopa) de mel

125gr de margarina derretida

raspa de 1 limão

canela q.b.

1 colher (de chá) de fermento

1/4 L de leite à temperatura ambiente

Preparação:

Juntar o acúçar com a margarina derretida e mexer bem. Acrescentar o mel, a raspa de limão, a canela e o leite. Depois juntar a farinha e o fermento.

Levar a forno médio (180ºC), em forma untada com margarina, durante aproximadamente 45 minutos. Desenformar ainda morno.

Porquê?

Nasceu hoje um novo blog.

A minha filha mais velha - Filipa, agora com 6 anos e meio, é altamente alérgica ao ovo e aos frutos secos (5 na escala RAST). Descobrimos isso no dia em que completou 1 ano de idade. Desde então, tem sido algo complicado encontrar receitas - de bolos principalmente, compatíveis com esta alergia. Imaginem uma criança desta idade numa vulgar festa de anos dos seus amiguinhos, de familiares, a sua própria festa...

Não é felizmente das piores doenças que existem, mas exige muitos cuidados, muita atenção à composição daquilo que se compra, muito cuidado quando vamos a alguma festa, e mais ainda quando a deixamos numa festa. É complicado fazer perceber a uma criança tão pequena porque é que não pode comer as mesmas gulodices dos outros meninos, ou porque é que por vezes tem de ter uma comida diferente na cantina da escola. Em suma, é preciso aprender a viver com isto e com os pequenos truques que entretanto vamos aprendendo ou mesmo inventando.

Desde esse dia que passo mais tempo que o normal nos supermercados, pois tenho de ler a lista de ingredientes para ver se estes contam lá. E acreditem que mesmo sem ser nas bolachas, há imensas coisas que têm ovo na sua composição. Mesmo muitas! (os famosos caldos Knorr, por exemplo)
Pesquiso muito na net, mas nem sempre é fácil encontrar receitas. Porque não se encontram num só local, porque as pessoas não chamam à atenção para este facto, por imensas razões. Mas conto com a ajuda de amigos nesta tarefa, e conto também com o meu engenho na cozinha. Já transformei diversas receitas "normais" com ovo, em coisas igualmente boas sem este ingrediente.

Assim, lembrei-me de compilar num só local as receitas que já tenho, as que entretanto fui inventando ou alterando, as que entretanto me forem enviando. Não colocarei aqui nada que não experimente primeiro, e vou tentar daqui em diante tirar fotos ao resultado final, para melhor ilustrar aquilo que mostro.

Conto com a ajuda desta blogosfera para aumentar o meu livro de cozinha...
Mandem as vossas receitas para: sofia.fs@gmail.com

Obrigada!