segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bolinhos noruegueses




Ingredientes:
- 1/2 l leite
- 100gr margarina
- 100gr acúcar
- 600g de farinha
- 1 saqueta de fermento de padeiro (11gr)
- 1 colher de chá cardamommo
- 1/2 colher de de chá "hornsalt" (pode ser bicarbonato de sódio, foi o mais parecido em Portugal que encontrei)


Preparação:
(Eu fiz na máquina de fazer pão, porque é mais rápido e dá menos trabalho, mas pode-se fazer à mão, com o devido tempo para levedar.)

Na máquina de fazer pão, juntar todos os ingredientes pela ordem acima, e escolher o programa "Massas Levedadas".
Assim que estiver, retirar da cuba e estender sobre um tabuleiro, para ficar uma massa bem fininha.
Cobrir com açucar e canela (receita original). Enrolar a massa, e cortar tiras fininhas, que se dispõem num tabuleiro de ir ao forno.
Levar a forno bem quente, durante uns 5 a 15 minutos (dependendo do tamanho e espessura dos bolinhos).

Variantes:
1. Unir o rolo e formar um bolo grande (foto abaixo). Dar golpes na massa com a ajuda de uma tesoura, para dar os efeitos da foto abaixo.
2. Substituir o açúcar e a canela por chocolate em pó, marmelada, geleia, o que se quiser...


tabuleiro com bolinhos, pronto a ir ao forno

bolo grande, antes de ir ao forno

foto de cima, bolo grande depois de cozido

1 comentário:

Cartas a Si disse...

Também tenho algumas restrições alimentares,de início, questionei-me como iria sobreviver à dieta que o médico me deu, mas com o tempo uma pessoa habitua-se. Felizmente hoje em dia já encontramos muita informação disponível na net.

Foi muito bom encontrar o seu blogue. Já tinha desistido de comer quiche, quando vi a receita que publicou. Não é fácil arranjar substituto para os ovos, bem como para outros alimentos.

Partilho consigo o endereço de um site que também me tem ajudado muito, lá encontra várias receitas de bolos sem ovos deliciosas, a minha favorita é a do bolo de cenoura e limão: www.centrovegetariano.org/receitas