sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Krydderkake (bolo de especiarias)

Aqui está um belo bolo que a minha nova filha M. fez hoje para nós.
Surpreendentemente (pelo menos para mim...) não leva nem ovos, nem fermento. Sim, e fica muuuuito bom!

Ingredientes:
4 copos de farinha
3 copos de açúcar
2 copos de margarina derretida (aprox. 400gr)
2 copos de leite
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de canela
1 c. chá de cravinho
1 c. chá de gengibre
1 c. chá de cardamomo (este não usei porque não encontrei nem faço ideia do que seja, mas estou a escrever a receita original)

Nota: 1 copo = aprox. 2dl

Preparação:
Misturar tudo muito bem, deitar em forma untada com margarina, e levar ao forno pré-aquecido a 175ºC durante cerca de 45-60 minutos.




2 comentários:

RUTE disse...

Olá Sofia,

encontrei o teu blog por acaso e percebi que não podes utilizar ovos por causa da tua filhota.

Eu também evito os ovos mas por achar que a população em geral come demasiados.

Há uns meses atrás descobri que uma das capacidades das sementes de linhaça é substituirem os ovos. Vê este link aqui do meu blog:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/search/label/LINHA%C3%87A

A linhaça é uma semente e não um fruto seco pelo que supostamente a tua filhota pode comer sem perigo de alergia.

Outro ingrediente excelente como alternativa aos ovos é a banana. Dou-te a conhecer "as espalmadas" e os gelados:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/02/espalmadas-variacoes-de-flocos-soja-e.html

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/search/label/M%C3%A1quina%20Gelados%2FIceCream%20Maker

Os primeiros desta etiqueta têm ovo mas é só na massa exterior (no polme). No entanto podes sempre fazer apenas o gelado.

Beijinhos. E tudo de bom para ti e para a tua menina.

Anónimo disse...

Foi uma idéia muito legal! Só quero dizer obrigado pela informação que você tem compartilhado. Basta continuar a escrever este tipo de post. Eu serei o vosso fiel leitor. Obrigado mais uma vez.