domingo, 30 de setembro de 2007

Porquê?

Nasceu hoje um novo blog.

A minha filha mais velha - Filipa, agora com 6 anos e meio, é altamente alérgica ao ovo e aos frutos secos (5 na escala RAST). Descobrimos isso no dia em que completou 1 ano de idade. Desde então, tem sido algo complicado encontrar receitas - de bolos principalmente, compatíveis com esta alergia. Imaginem uma criança desta idade numa vulgar festa de anos dos seus amiguinhos, de familiares, a sua própria festa...

Não é felizmente das piores doenças que existem, mas exige muitos cuidados, muita atenção à composição daquilo que se compra, muito cuidado quando vamos a alguma festa, e mais ainda quando a deixamos numa festa. É complicado fazer perceber a uma criança tão pequena porque é que não pode comer as mesmas gulodices dos outros meninos, ou porque é que por vezes tem de ter uma comida diferente na cantina da escola. Em suma, é preciso aprender a viver com isto e com os pequenos truques que entretanto vamos aprendendo ou mesmo inventando.

Desde esse dia que passo mais tempo que o normal nos supermercados, pois tenho de ler a lista de ingredientes para ver se estes contam lá. E acreditem que mesmo sem ser nas bolachas, há imensas coisas que têm ovo na sua composição. Mesmo muitas! (os famosos caldos Knorr, por exemplo)
Pesquiso muito na net, mas nem sempre é fácil encontrar receitas. Porque não se encontram num só local, porque as pessoas não chamam à atenção para este facto, por imensas razões. Mas conto com a ajuda de amigos nesta tarefa, e conto também com o meu engenho na cozinha. Já transformei diversas receitas "normais" com ovo, em coisas igualmente boas sem este ingrediente.

Assim, lembrei-me de compilar num só local as receitas que já tenho, as que entretanto fui inventando ou alterando, as que entretanto me forem enviando. Não colocarei aqui nada que não experimente primeiro, e vou tentar daqui em diante tirar fotos ao resultado final, para melhor ilustrar aquilo que mostro.

Conto com a ajuda desta blogosfera para aumentar o meu livro de cozinha...
Mandem as vossas receitas para: sofia.fs@gmail.com

Obrigada!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, om eu nome é Barbara, sou amiga da Luisa Alexandra e ví lá o link do teu blog, cujo título me deu curiosidade. Deve ser trabalhoso ter que procurar substitutos para o ovo, mas estou a ver que consegues ultrapassar esse obstáculo. Ao ler esta mensagem, lembrei-me logo da minha amiga Lídia, que tem um filho, o Tomás, da idade da tua menina. Quando ela foi fazer o teste do pézinho, foi-lhe diagnosticado uma falta de enzima no sistema digestivo e o rapaz não pode comer proteinas (somente uma pequena, pequena percentagem). A Lidia, no inicio, com outra filha mais velha e a trabalhar por conta própria,ía dando em doida. Com opassar dos anos, os valores do rapaz vêm normalmente sempre dentro dos valores, que têm que ser muito respeitados, porque precisa de proteina para não lhe atrazar o crescimento mas tem que ser dentro dos valores permitidos para não intoxicar o fígado.
Desculpa vir aqui chatear-te com isto, mas é como disse, lembrei-me de querer partilhar esta história contigo. Bjs
Barbara

p.s. às vezes encontro receitas boas sem ovos, logo te as passo.

S disse...

Olá Bárbara,
Obigada por partilhares essa história, que apesar do problema do menino mostra a força da mãe em lutar contra a doença.
É nesses casos que eu penso, sabes? A alergia da minha filha é muito perigosa, mas com algum esforço e imaginação, contorna-se facilmente. Há crianças com problemas bem piores...
Volta sempre, e envia as receitas que tiveres.
Beijinhos,
Sofia

Hannah disse...

Olá! Olhe acho este blog mesmo muito bom e muito útil. Sou mãe de gémeas com 18 meses que também são alergicas ao ovo´. Quando soube admito que me apavorei um pouco porque há mm muita coisa que leva ovos e muitas coisas que de facto á 1º não associamos ao ovo. Também eu agora comecei a ler todos os rotulos das coisinhas que elas agora começam a comer. O problema maior para mi será o medo dos outros. as pessoas que rodeiam as minhas filhas e que nem sempre se apercebem da gravidade da alergia e sem querer fazer mal lhes dão a comer coisas que não podem. No outro dia apanhei a avó delas a dar-lhes inocentemente linguas de veado. - São bolos sequinhos diz-me ela dps de eu me ter lançado sobre as meninas para lhes tirar aquilo da boca.
Este blog tem muitas coisinhas boas que espero vir a confeccionar para elas. E os produtos de substituição do ovo parecem-me fantasticos.
Obrigado pela partilha!